
Fitagem: o que, para quem é indicado e como fazer nos cabelos
Ana Paula Ferreira

Já faz algum tempo que a transição capilar passou a ganhar cada vez mais adeptas, trazendo com ela alguns termos e técnicas que, antes, não eram tão conhecidos. Um deles é a fitagem.
Bastante simples, este tipo de finalização pode ser feito em casa no dia a dia e ajuda a moldar e dar mais definição aos cachos. Aos detalhes!
O que é fitagem?
De acordo com a dermatologista Lorena Paiva, a fitagem é uma técnica de finalização de cabelo ideal para mulheres cacheadas. Ela costuma ser feita após a lavagem dos fios, como parte da rotina de cuidado capilar.
“A técnica serve para definir melhor ou moldar os cachos com os próprios dedos, mecha a mecha. Isso é feito separando os fios entre os dedos como se fossem ‘fitas’, o que motiva o nome”, explica a profissional.
Além disso, ela ainda serve para equilibrar o volume, controlar o frizz e garantir a maciez que os cabelos cacheados precisam.
A técnica serve só para cabelos cacheados?
Não. Segundo a dermatologista, a fitagem também é indicada para cabelos ondulados, crespos ou até mesmo aqueles que ainda estão em processo de transição.
“Isso porque ela também ajuda a moldar as partes do cabelo que apresentam efeito de procedimentos anteriores, como escova progressiva e relaxamento, e ainda não formam cachos naturalmente”, justifica ela, ressaltando que cada cabelo tem suas particularidades e reage de forma diferente aos processos e técnicas.
Como fazer fitagem no cabelo
A fitagem pode ser feita em casa no dia a dia de cuidados, usando apenas um creme para pentear.
Apesar de possuir quatro passos, a finalização é bastante simples e deve começar pela divisão do cabelo em cerca de três partes, com os fios ainda úmidos.
“É comum fazer isso usando apenas os dedos, mas alguns prendedores podem ajudar”, sugere a profissional.
Na sequência, passe um pouco de creme em cada uma destas partes e penteie com os próprios dedos, mas com movimentos bem firmes. Esta é a etapa que faz com que os fios se separem em fitas, como diz o nome da técnica.
Por fim, molde com as mãos as mechas formadas no passo anterior. Para isso, faça um movimento que as amassa para cima em direção à raiz, fazendo com que os cachos fiquem mais definidos.
“Repita a ação em todas as partes do cabelo e, depois, é só deixar secar naturalmente”, completa Lorena.
“Quem quiser mais volume, ainda pode usar um óleo capilar para evitar o aspecto endurecido e dar mais brilho para os cachos.”
Fonte: Lorena Paiva Ávila Pimentel, dermatologista especialista em cosmiatria e tricologia, de Goiás.
Mais sobre Cabelo


Gua Sha desvendado: Mito ou Revolução no skincare?

Vitamina C para a Pele: benefícios e como utilizar

Shampoo sem sulfato: a escolha para cabelos mais saudáveis

Queda de Cabelo: as 8 causas mais comuns e como tratar
