Selagem capilar: o que é, benefícios e para que serve

Julia Moraes

Selagem capilar: o que é, benefícios e para que serve

A selagem capilar consiste em um tratamento à base de queratina visa selar as cutículas e realinhar a haste capilar. O procedimento tem como função promover a restauração dos fios, reduzindo o frizz e trazendo maciez e brilho.

Para repor a  queratina, que tem a função de “selar”  as cutículas do fio. Assim, selagem recupera a saúde dos cabelos trazendo mais disciplina, hidratação, resistência e brilho.

Dessa maneira, esse procedimento é indicado, principalmente, quando os cabelos passam por danos químicos, físicos ou mecânicos. Pois eles tornam-se porosos, ou seja, com mais frizz. 

Assim, de acordo com Janny Mota, cabeleireira e especialista em alongamentos, surge a necessidade de reposição de tratamentos, focando nos nutrientes e na queratina. 

Benefícios 

Veja abaixo os principais benefícios da selagem capilar:

  • Cabelos saudáveis;
  • Aptos para realização de procedimentos sem o risco de danos futuros, tais como perda de densidade;
  • Cabelos macios e brilhosos.

Qual a diferença entre selagem capilar e progressiva?

Diversas pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre selagem capilar e progressiva. Contudo, é importante ressaltar que existem grandes diferenças entre os dois. 

“A escova progressiva é destinada para quem deseja ter um cabelo liso e com menos volume, pois sua principal função é alisar a fibra capilar. Já a selagem capilar é um tratamento, não há nenhuma composição química alisante. Ela não contém formol e não é um tipo de alisamento. Contudo, por fechar as cutículas dos fios e controlar o frizz, o cabelo pode parecer um pouco mais liso. 

Duração da selagem capilar

A durabilidade está relacionada ao pós procedimento. “Aconselha-se evitar o uso de shampoos de limpeza profunda ou anti-resíduos, pois eles diminuem a duração do efeito do procedimento.  Mas dura em média 3 meses”, afirma Janny Mota.

Além disso, a cabeleireira enfatiza que todo cabelo precisa de cuidados especiais, tais como reposição proteica e lipídica. Ou seja, resistência através da queratina e óleos nutritivos.

Fonte: Janny Mota, cabeleireira e especialista em alongamento.

Mais sobre Cabelo