01 Item

Farmacia online 24 horas Drogasil

Nossas Lojas

Olá faça seu login

Sua conta

Drogasil

O tempo seco é um dos maiores problemas para a nossa saúde. Presente no inverno e na primavera, essa condição do ar prejudica e muito as nossas vias respiratórias. Quando a umidade relativa do ar está baixa é comum que apareçam ou piorem quadros de alergias, resfriados e outras doenças semelhantes. A boa notícia é que existem medidas relativamente simples para driblar a “secura” e manter a saúde em dia.

A primeira e mais importante é manter a hidratação sempre. Além de beber bastante água, é recomendado fazer a lavagem dos olhos e nariz com soro fisiológico – mas sem exageros. “Algumas pessoas usam soro permanentemente, várias vezes ao dia, e isso não é desejável. O organismo tem as duas defesas próprias e o muco contém bactérias que agem nesta defesa, então não há razão para exagerar na limpeza”, explica Lídio Granato, otorrinolaringologista do Hospital Santa Catarina (SP). A recomendação é fazer isso de uma a duas vezes por dia.

Outro cuidado na hora de lavar o nariz com soro é posicionar bem o aplicador, principalmente em caso de jato forte. O correto é direcionar o jato contra a parede externa do nariz. “Quando direcionamos contra o septo a pressão pode machucar e até traumatizar a mucosa, causando pequenos sangramentos, ainda mais com a insistência no uso”, diz o especialista.

Cuidados na rotina

Pequenas mudanças de hábito e no ambiente podem ajudar a lidar melhor com o tempo seco. Se você pratica esportes, evite os períodos de maior incidência do sol e reforce a ingestão de líquidos. Em casa ou no local de trabalho, mantenha um recipiente com água para umidificar o ambiente.

Aparelhos umidificadores são mais eficientes, mas é preciso tomar cuidado com o aparecimento de fungos. “Dependendo de onde for colocado, ele pode provocar um aumento considerável da umidade naquele lugar”. Ou seja, mantenha o entorno sempre seco.

Ainda que esteja mais frio, é importante manter o ambiente arejado. De tempos em tempos, abra as janelas e deixe o ar circular. “Ambientes fechados contribuem para a presença de agentes e bactérias”, afirma o médico.

Pó: o grande vilão

A poeira é considerada o agente mais irritante de todos os que afetam as vias aéreas. Mesmo quem não é alérgico pode sofrer em épocas de clima seco, porque a falta de umidade dificulta a dispersão das partículas de sujeira, pó e poluição. O melhor é evitar ao máximo o acúmulo de pó nos ambientes, usando pano úmido nos móveis e no chão.

Carpetes, tapetes e cortinas grossas devem ser evitados ou limpos periodicamente, já que favorecem ainda mais a retenção de pó. Outra dica é não deixar muitos objetos em cima de móveis e criados mudos, porque eles são perfeitos para depositar e juntar poeira. Vale tudo para que você e sua família possam respirar aliviados!

 

{"widget":{"type":"MagentoCatalogWidgetBlockProductProductsList","show_pager":"0","products_count":"3","template":"Magento_CatalogWidget::product/widget/content/grid.phtml","conditions_encoded":{"1":{"type":"Magento//CatalogWidget//Model//Rule//Condition//Combine","aggregator":"all","value":"1","new_child":""},"1--1":{"type":"Magento//CatalogWidget//Model//Rule//Condition//Product","attribute":"category_ids","operator":"==","value":"4707"}}}}