Cada vez mais as pessoas adotam um estilo de vida mais saudável e buscam produtos que usam ingredientes naturais para tratamento e prevenção de doenças
Calmantes
Acalmar a mente
Medicamentos com ativos naturais para acalmar a mente, reduzir a insônia, a ansiedade e a agitação nervosa.
A principal planta utilizada é a Passiflora.
Medicamentos preparados a partir de substâncias que são submetidas a triturações sucessivas ou a diluições seguidas de sucção. Os três tipos de medicamentos dinamizados são:
- Antihomotóxicos: visam o tratamento a partir da eliminação de toxinas do organismo.
- Homeopáticos: são fabricados com substâncias extraídas dos reinos vegetal, animal e mineral. Essas substâncias são manipuladas e diluídas para oferecerem doses pequenas do princípio ativo, que ingeridas com certa constância, restabelecem o equilíbrio orgânico do organismo.
- Antroposóficos: são obtidos da natureza, a partir de substâncias minerais, vegetais ou animais. Essas substâncias atuam como correlato ou opostamente ao processo doentio que ocorre no organismo, ele estimula as forças autocurativas do organismo.
Mente e coração
Coração saudável
Produtos de origem natural que auxiliam no controle do colesterol.
Fitoesterol: é um alimento funcional indicado como auxiliar na redução da absorção do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Mente e coração
Além de vitaminas e minerais, Ômega 3 também tem um papel importante no organismo humano. É composto de dois tipos de ácidos graxos essenciais – o DHA (ácido docosahexaenoico) e o EPA (ácido eicosapentaenoico). Cada um desses ácidos graxos essenciais atua em diferentes áreas do nosso organismo, sendo o DHA mais ligado à saúde cerebral e neurológica e o EPA mais relacionado à saúde cardiovascular, porém, ambos atuam em conjunto para a manutenção geral da saúde. A principal fonte de Ômega 3 são os peixes de água fria.
Saúde da mulher
A saúde na mulher requer cuidados naturais especiais
Cranberry: fruta originária dos EUA e sul do Canadá. A história conta que há centenas de anos, por volta de 1620, a carne de alce americano era misturada com uma pasta feita com a fruta para conservá-la por um longo período.
Alguns suplementos e medicamentos podem auxiliar no alívio dos sintomas da TPM como sensação de calores, dores de cabeça, insônia e nervosismo. Isoflavona: é um componente da soja indicado principalmente para auxiliar no alívio dos sintomas da TPM e menopausa.
Óleo de Prímula: é conhecido pela presença de ácidos graxos Ômega 6 em sua composição. Esses ácidos estão no grupo dos ácidos graxos essenciais, uma vez que eles não podem ser produzidos pelo organismo e são necessários para inúmeras reações bioquímicas corporais.
Bem estar
Mente e energia
Energia e estimulantes da natureza para sua saúde.
Rhodiola Rosea: indicada para tratamento natural dos estados de esgotamento, fadiga e astenia com diminuição da concentração e do rendimento físico e mental.
Guaraná: fonte de cafeína, é reconhecido como estimulante natural.
Emagrecimento
Termogênico
Alguns suplementos naturais estimulam a aceleração do metabolismo favorecendo o emagrecimento.
Óleo de Cártamo: rico em Ômega 6 e Ômega 9, colabora para a redução da gordura abdominal, favorece a recuperação pós-treino dos tecidos musculares e contribui para o aumento do tempo de saciedade.
Cafeína: indicada como termogênico natural, promove o aumento do gasto energético em atividades físicas. Também é indicada para aumento da concentração e do estado de alerta, proporcionando sensação de bem-estar e diminuição da fadiga. Energético natural.
Antigripal e prevenção
Antigripais naturais
Guaco: de origem natural, indicado para o tratamento de afecções do trato respiratório, tosses persistentes, tosses com expectoração e rouquidão. Alivia e auxilia na eliminação do muco causado por gripes e resfriados.
Corpo equilibrado e prevenção
Os suplementos nutricionais estimulam o reforço do sistema imunológico e contribuem para o equilíbrio do funcionamento do organismo.
Mel e própolis: são produtos muito indicados no período do inverno, pois reduzem o desconforto na garganta e ajudam na prevenção de resfriados.
Óleo de alho: suplemento natural bastante utilizado para o fortalecimento do sistema imunológico.
Saúde digestiva
Conforto na digestão
Alcachofra: o amargor da planta aumenta a secreção gástrica e sua acidez para facilitar a digestão e aliviar o desconforto abdominal, gases e náuseas resultantes de deficiência na produção e eliminação da bile. Também atua na diminuição do colesterol presente no sangue.
Espinheira Santa: é uma planta brasileira indicada para proteção da mucosa gástrica, prevenindo gastrites e úlceras gástricas.
Alívio da constipação
O dia mais leve com o intestino regulado. O funcionamento do intestino é influenciado por diversos fatores como alimentação, estresse, diabetes, baixo consumo de água e por isso mesmo sofre oscilações, mas alguns medicamentos fitoterápicos podem atuar como auxiliar em situações de prisão de ventre.
Sene: uma das plantas mais reconhecidas como laxante natural indicado no tratamento de prisão de ventre ocasional. Sua ação laxativa estimula as contrações no intestino grosso, regula o trânsito intestinal, previne o surgimento de cólicas e gases, sem provocar irritação intestinal. O tempo estimado para o início da ação desse medicamento é de 8 a 12 horas.
Cáscara Sagrada: as cascas são utilizadas para tratamento de prisão de ventre ocasional por serem de origem natural. Pelo seu efeito laxante por contato (ação de aumento da movimentação intestinal e diminuição da absorção de água e de eletrólito) facilita a eliminação das fezes e diminui o inchaço, melhorando o funcionamento intestinal. O tempo estimado para o início da ação desse medicamento é de 6 a 8 horas.
Digestão em dia
Intestino naturalmente regulado para manter a rotina. O principal exemplo são as fibras naturais. Parte da composição de grãos, verduras, frutas e legumes, as fibras não são digeríveis pelo organismo, por isso passam quase que intactas pelo sistema digestivo, ajudando na regulação do funcionamento do intestino, no controle da diabetes e do colesterol.
Contusões e hematomas
Antigripais naturais
Produtos naturais e medicamentos fitoterápicos para o tratamento da inflamação, principalmente associada à Contusão e a Hematomas, e à Artrite e à Artrose.
A principal planta utilizada é a Arnica, que estimula a ação das células bloqueando a inflamação causada por traumatismos e reduzindo a formação de hematomas, além de aliviar a dor e ter efeito antisséptico.
Os produtos podem ser de uso tópico ou uso oral.
O que é fitoterapia?
A fitoterapia consiste na utilização de plantas medicinais ou bioativas, in natura ou secas, orgânicas ou biodinâmicas, em diferentes formas para obter um medicamento. Os vegetais fitoterapêuticos passam por um processo de industrialização e precisam ter sua ação comprovada através de estudos farmacológicos e toxicológicos e devem, assim como qualquer outro tipo de medicamento, ser recomendados por médicos.
O que são Medicamentos Fitoterápicos e Medicamentos Tradicionais Fitoterápicos?
Medicamento Fitoterápico e Produto Tradicional Fitoterápico são ambos obtidos exclusivamente de matéria prima vegetal, no entanto o Medicamento Fitoterápico deve possuir estudos clínicos em humanos que comprovem sua segurança e eficácia, enquanto o Produto Tradicional Fitoterápico possui sua segurança e efetividade baseadas em dados publicados na literatura técnico-científica que comprovem uso seguro pela população por período igual ou superior a 30 anos, além de dados adicionais extraídos de estudos sobre uso de produtos naturais, tais como ensaios in vitro ou em animais, não sendo necessários estudos clínicos em humanos para obter registro.
Os fitoterápicos geram menos efeitos colaterais que os produtos comuns?
Os fitoterápicos e fitomedicamentos costumam ser melhor tolerados que os medicamentos sintéticos, têm menor índice de reações adversas e efeitos colaterais mais leves. Para maior segurança no consumo, são recomendados os produtos registrados e indicados por profissionais da área de saúde.
Qual a diferença de um medicamento fitoterápico para um chá de planta medicinal?
Ao contrário das preparações tradicionais, como chás ou cápsulas contendo folhas maceradas, os fitomedicamentos têm origem vegetal e são elaborados com extratos padronizados.
Os fitoterápicos demoram mais para fazer efeito?
A velocidade e a intensidade de ação dos fitoterápicos dependem de fatores como a concentração de ativos, a dosagem e o horário em que são tomados, assim como os sintéticos.
Aromaterapia
Aromaterapia é a arte e a ciência que visa promover a saúde e o bem-estar do corpo, da mente e das emoções, através do uso terapêutico de aromas e materiais vegetais voláteis, conhecidos como óleos essenciais.
A aromaterapia é reconhecida no Brasil como Terapia integrativa e complementar, pois visa ao tratamento integral da saúde.
O óleo vegetal é uma gordura extraída das plantas, formado por triglicerídeos. Alguns óleos vegetais são utilizados na alimentação, como Óleo de Milho, por exemplo; outros são empregados na fabricação de cosméticos, como por exemplo, o Óleo de amêndoas. Estes óleos vegetais.
Os Óleos essenciais são altamente concentrados de compostos aromáticos originado de plantas.
As essências de plantas, utilizadas nos florais, normalmente são uma mistura diluída do extrato das plantas, normalmente preparado com água e conservante natural.
Florais
Antigripais naturais
Os florais são soluções líquidas que utilizam a essência floral líquida de diversas plantas, algum veículo carreador, como água deionizada, e um conservante, normalmente o brandy. Os florais não contêm princípios ativos específicos.
Eles buscam reestabelecer o equilíbrio emocional, pois acredita-se que este desequilíbrio pode desencadear várias doenças físicas.
Os florais fazem parte de um grupo de produtos que utilizam matérias-primas naturais para tratamento ou prevenção de algumas doenças.