Bula Alektos
Princípio Ativo: bilastina
Para que o Alektos é indicado?
Como devo usar o Alektos?
- Pacientes idosos: Não é necessário ajuste de dose em pacientes idosos.
- Pacientes com problemas nos rins: Não é necessário ajuste de dose em pacientes com problemas nos rins.
- Pacientes com problemas no fígado: Não há experiência clínica em pacientes com problemas no fígado. Devido a via de eliminação deste medicamento não é necessário ajuste de dose nestes pacientes.
- Pacientes pediátricos: A eficácia e a segurança do uso do produto em crianças abaixo de 12 anos de idade ainda não foram estabelecidas.
Como o Alektos funciona?
Quando não devo usar o Alektos?
O que devo saber antes de usar o Alektos?
- Administrar o comprimido e esperar por 1 hora antes de ingerir alimentos ou suco de frutas.
- Se você tiver ingerido alimentos ou suco de frutas, aguardar por 2 horas antes de administrar o comprimido.
Quais os males que o Alektos pode me causar?
Como todo medicamento, ALEKTOS® 20 mg pode causar eventos adversos, embora nem todos os pacientes os apresentem. Esse medicamento pode causar os seguintes eventos adversos:
Reações comuns (podem afetar até 1 em 10 pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça e sonolência.
Reações incomuns (podem afetar até 1 em 100 pacientes a 1 em 1000 pacientes que utilizam este medicamento): traçado anormal do coração no eletrocardiograma (ECG), alterações de determinadas enzimas do fígado (gama-glutamiltransferase, alanina aminotransferase e aspartato aminotransferase), tontura, dor de estômago, fadiga, aumento do apetite, batimento irregular do coração, aumento do peso, náusea, ansiedade, nariz seco ou desconforto nasal, dor de barriga, diarreia, inflamação da parede do estômago, vertigem, sensação de fraqueza, sede, dificuldade de respirar, boca seca, dificuldade de digestão, coceira, herpes oral (feridas de frio), febre, tinido (ruído de sino nos ouvidos), dificuldade de dormir, alterações no exame de sangue que mostram como os rins estão funcionando (aumento de creatinina no sangue), aumento de gordura no sangue (aumento de triglicérides no sangue).
Reações com frequência desconhecida: palpitações no coração, taquicardia (rápido batimento do coração), reações alérgicas, cujos sinais podem incluir dificuldade para respirar, tontura, desmaio ou perda de consciência, inchaço da face, lábios, língua ou garganta e/ou inchaço e vermelhidão da pele e vômitos. Se você observar qualquer destes efeitos colaterais graves, pare de tomar o medicamento e consulte imediatamente um médico. Se qualquer destes efeitos colaterais se tornarem sérios ou se você observar algum efeito colateral não listado, informe seu médico ou farmacêutico. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Alektos?
- Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
- Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
- Guarde-o em sua embalagem original.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Alektos?
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Alektos?
As informações referentes ao uso de uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento são limitadas à experiência dos estudos clínicos conduzidos durante o desenvolvimento e vigilância após comercialização da bilastina. Em estudos clínicos, após a administração da bilastina em doses 10 a 11 vezes a dose terapêutica a voluntários sadios, a frequência de eventos adversos emergentes do tratamento foi duas vezes mais alta que com placebo. As reações adversas mais frequentemente relatadas foram tontura, cefaleia e náusea. As informações coletadas na vigilância após comercialização são consistentes com aquelas reportadas em estudos clínicos. Não existe antídoto específico conhecido para a bilastina.
No caso de ingestão de doses muito acima das recomendadas, procure imediatamente assistência médica. Não tome nenhuma medida sem antes consultar um médico. Informe ao médico o medicamento que utilizou, a quantidade e os sintomas que está apresentando. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Apresentações
Comprimidos contendo 20mg de bilastina, em embalagem com 20 unidades.
USO ORAL
USO ADULTO ACIMA DE 12 ANOS
COMPOSIÇÃOCada comprimido contém 20mg de bilastina. Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício e estearato de magnésio.
Composição
Dizeres legais
Quanto custa o Alektos?
Tópicos da bula
- Para que o Alektos é indicado?
- Como devo usar o Alektos?
- Como o Alektos funciona?
- Quando não devo usar o Alektos?
- O que devo saber antes de usar o Alektos?
- Quais os males que o Alektos pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Alektos?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Alektos?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Alektos?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?