Bula Aremaz
Princípio Ativo: Hedera helix L. extrato seco
Para que o Aremaz é indicado?
Aremaz é indicado para o tratamento sintomático de afecções broncopulmonares inflamatórias agudas e crônicas, com aumento de secreções e/ou broncoespasmo associado.
Como devo usar o Aremaz?
Modo de usarLactentes e crianças até sete anos de idade – 2,5 ml três vezes ao dia.Criança acima de sete anos de idade – 5 ml três vezes ao dia.Adultos – 7,5 ml três vezes ao dia.A duração do tratamento depende do tipo e da severidade do quadro clínico. O tratamento deve durar o mínimo de uma semana em casos de inflamações menores do trato respiratório, devendo ser mantido durante dois a três dias após a diminuição dos sintomas, de forma a assegurar a manutenção da eficácia.Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico.Aremaz contém em sua fórmula sorbitol, que é metabolizado no organismo em frutose, sendo conveniente avaliar sua indicação a pacientes com intolerância a esta substância.Em caso de mal estar persistente ou aparecimento de insuficiência respiratória, febre, expectoração purulenta ou com sangue, recomenda-se uma avaliação específica.Apesar de não terem sido realizados estudos específicos sobre os efeitos do produto na capacidade de dirigir e usar máquinas, não foi observada nos outros estudos conduzidos com Hedera helix L., qualquer alteração que exija restrição das atividades relacionadas a dirigir e/ou usar máquinas.Interrupção do tratamentoNão interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.Gravidez e lactaçãoEmbora não existam dados clínicos sobre a exposição de Hedera helix L. na gravidez humana, os estudos com animais prenhos não indicam efeitos nocivos diretos ou indiretos em relação à gravidez, desenvolvimento embrionário ou fetal, parto ou desenvolvimento pós-natal. Apesar disto, como ocorre com qualquer outro medicamento, Aremaz deve ser administrado com cautela durante a gravidez e lactação.Pacientes idososAinda que os estudos não tenham alterações nos pacientes idosos, é sempre recomendável um acompanhamento médico rigoroso a estes pacientes.
Como o Aremaz funciona?
Aremaz possui efeito mucolítico (diminui a viscosidade das secreções e aumenta a atividade de varredura promovida pelos cílios de epitélio brônquico, facilitando a expectoração) e broncodilatador (com ação relaxante sobre o músculo liso brônquico). Esses efeitos melhoram a respiração.
Quando não devo usar o Aremaz?
Aremaz não deve ser usado em casos de hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar o Aremaz?
PrecauçõesAremaz não deve ser indicado como medicação antiasmática única, embora possa ser coadjuvante nestes casos.
Quais os males que o Aremaz pode me causar?
Aremaz pode provocar um ligeiro efeito laxante, provavelmente vinculado à presença de sorbitol em sua fórmula. Não há evidências de riscos à saúde ou reações adversas após o uso das doses recomendadas, entretanto existe um potencial moderado, em indivíduos predispostos, para sensibilização por contato cutâneo. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Aremaz?
Manter à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco. O medicamento deve ser guardado dentro de sua embalagem original. Após aberto possui validade de 3 meses, se conservado de maneira correta.Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.Não use medicamento com prazo de validade vencido. Para sua segurança, mantenha o medicamento em sua embalagem original.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Aremaz?
No caso do esquecimento de uma dose, o medicamento deve ser ingerido em outro horário do mesmo dia, sem prejuízo do tratamento.Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Aremaz?
A ingestão de quantidades claramente superiores (mais que o triplo da dose diária) pode produzir náuseas, vômitos e diarreia. Nestes casos procure um médico.Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Apresentações
Xarope – Embalagem contendo 100ml ou 200ml, com copo-medida
Composição
Cada 1 ml de xarope contém:Extrato seco de folhas de Hedera helix L.*: 7 mgVeículo q.s.p: 1 ml (benzoato de sódio, goma xantana, ácido cítrico, essência de cereja, sorbitol, água purificada).*corresponde a 0,82 mg/ml ± 10% do marcador Hederacosídeo C.Cada 1 ml do xarope contém 600 mg de sorbitol 70% (equivalente a 420mg de sorbitol)
Dizeres legais
MS: 1.3569.0659Farm. Resp.: Dr. Adriano Pinheiro Coelho CRF-SP nº. 22.883Registrado por: EMS Sigma Pharma Ltda.Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença, km 08 CEP: 13186-901 - Hortolândia – SPCNPJ: 00.923.140/0001-31 - INDÚSTRIA BRASILEIRANº. do lote, data de fabricação e validade: vide frasco e cartucho.
Tópicos da bula
- Para que o Aremaz é indicado?
- Como devo usar o Aremaz?
- Como o Aremaz funciona?
- Quando não devo usar o Aremaz?
- O que devo saber antes de usar o Aremaz?
- Quais os males que o Aremaz pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Aremaz?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Aremaz?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Aremaz?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais