Bula Captomed
Princípio Ativo: captopril
Para que o Captomed é indicado?
CAPTOMED é indicado para tratar pacientes com:
- hipertensão;
- insuficiência cardíaca congestiva (usado com outros medicamentos diuréticos e digitálicos);
- infarto do miocárdio;
- nefropatia diabética (doença renal causada por diabetes).
Como devo usar o Captomed?
Você deve tomar CAPTOMED 1 hora antes das refeições por via oral.
Seu médico indicará a dose ideal para você, com base nas informações abaixo:
Hipertensão
- A dose inicial de CAPTOMED é 50 mg uma vez ao dia ou 25 mg duas vezes ao dia. Se não houver uma diminuição satisfatória da pressão sanguínea após duas ou quatro semanas, o seu médico poderá aumentar a dose para 100 mg uma vez ao dia ou 50 mg duas vezes ao dia. Quando CAPTOMED for usado isoladamente, a diminuição do uso de sal é benéfica.
- Se a pressão sanguínea não for controlada após uma ou duas semanas nesta dose (e se você não estiver tomando um diurético), o seu médico poderá indicar uma pequena dose de diurético do tipo tiazídico (p.ex., 25 mg/dia de hidroclorotiazida).
- Se for necessária uma redução imediata da pressão sanguínea, a dose de CAPTOMED poderá ser aumentada pouco a pouco (enquanto persistindo com o diurético) e um esquema de dosagem de três vezes ao dia poderá ser considerado. A dose de CAPTOMED no tratamento da hipertensão normalmente não excede 150 mg/dia. A dose diária máxima é de 450 mg de CAPTOMED.
- Se você apresenta hipertensão grave: quando uma interrupção temporária da terapia com anti-hipertensivos não é possível ou desejável, ou quando o ajuste de dose imediato para diminuir a pressão arterial for indicado, o seu médico irá indicar a permanência do uso do diurético, mas outros medicamentos anti-hipertensivos usados juntamente com ele deverão ser interrompidos. O tratamento com CAPTOMED deverá ser iniciado imediatamente em 25 mg, duas a três vezes ao dia, sob rigoroso controle médico.
- Quando necessário, dependendo do seu estado clínico, a dose diária do CAPTOMED poderá ser aumentada a cada 24 horas ou menos, sob monitoramento médico contínuo, até que se tenha uma resposta de pressão sanguínea satisfatória ou até que se atinja a dose máxima de CAPTOMED. Neste caso, o seu médico poderá adicionar um diurético mais potente, p. ex., a furosemida, ao seu tratamento.
Insuficiência Cardíaca
- O início da terapia exige ponderação da terapia diurética recente e da possibilidade de uma diminuição do sal e do volume de líquido corporal. Se você apresenta pressão arterial normal ou baixa, e foi vigorosamente tratado com diuréticos e que possa estar hiponatrêmicos e/ou hipovolêmicos, o seu médico poderá indicar uma dose inicial de 6,25 ou 12,5 mg, duas ou três vezes ao dia. Assim, poderá diminuir a intensidade ou a duração do efeito hipotensor (efeito de diminuir a pressão arterial). Neste caso, o ajuste da dose diária usual pode então ocorrer dentro dos próximos dias.
- Para a maioria dos pacientes, a dose diária inicial, normalmente usada, é 25 mg, duas ou três vezes ao dia.
- Após uma dose de 50 mg, duas ou três vezes ao dia, ter sido atingida, deve-se adiar aumentos na posologia. Isto se for possível, durante pelo menos duas semanas, para determinar se ocorre uma resposta satisfatória.
- Uma dose máxima diária de 450 mg de CAPTOMED não deverá ser excedida.
Infarto do Miocárdio
- A terapia deve ser iniciada três dias após o episódio de infarto do miocárdio. Após uma dose inicial de 6,25 mg, a terapia com captopril deverá ser aumentada para 37,5 mg/dia em doses divididas conforme tolerado. A dose deve ser aumentada para 75 mg/dia administrados em doses divididas conforme tolerado, durante os dias seguintes até que se atinja a dose-alvo final de 150 mg/dia em doses divididas administrados durante as várias semanas seguintes.
- Se ocorrer hipotensão sintomática, o seu médico poderá indicar uma redução da dose.
- O captopril pode ser utilizado, mesmo se você estiver usando outros medicamentos para terapia pós infarto do miocárdio.
Nefropatia Diabética
- Em pacientes com nefropatia diabética (uma doença renal causada por diabetes), a dose diária recomendada de captopril é de 75 a 100 mg em doses divididas.
- Se uma outra redução da pressão arterial for necessária, outros medicamentos anti-hipertensivos, tais como diuréticos, agentes bloqueadores de receptores beta-adrenérgicos, agentes que atuam no sistema nervoso central ou vasodilatadores podem ser usados conjuntamente com o captopril.
Ajuste da dose para pacientes com Insuficiência Renal
O seu médico pode indicar doses divididas de captopril de 75 a 100 mg/dia, pois são bem toleradas em pacientes com nefropatia diabética e insuficiência renal leve à moderada.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Como o Captomed funciona?
Quando não devo usar o Captomed?
O que devo saber antes de usar o Captomed?
- Acetona urinária: pode resultar em falso-positivo.
- Eletrólitos do Soro:
- hipercalemia (aumento de potássio no sangue): principalmente se você apresenta insuficiência renal.
- hiponatremia: principalmente se você está de dieta com restrição de sal ou em tratamento juntamente com diuréticos.
- Nitrogênio da ureia sanguínea/creatinina sérica: Aumento passageiro dos níveis de nitrogênio da ureia sanguínea ou creatinina sérica, principalmente em pacientes volume ou sal-depletados ou com hipertensão renovascular.
- Hematológica: ocorrência de títulos positivos de anticorpo anti-núcleo.
- Testes de Função Hepática (do fígado): podem ocorrer elevações de enzimas chamadas: transaminases, fosfatase alcalina e bilirrubina sérica.
Quais os males que o Captomed pode me causar?
- Dermatológicas: erupções na pele, frequentemente com coceira e algumas vezes com febre, artralgia (dor articular) e eosinofilia (aumento de células chamadas eosinófilos, no sangue), geralmente durante as primeiras 4 semanas de terapia. Há casos de lesão (reversível) do tipo bolhosa e reações de fotossensibilidade (causadas pela exposição à luz solar ou ultravioleta), e também de rubor ou palidez.
- Cardiovasculares: pode ocorrer hipotensão, e também: taquicardia, dores no peito e palpitações; angina pectoris (dor intensa no peito), infarto do miocárdio, síndrome de Raynaud e insuficiência cardíaca congestiva.
- Hematológicas: pode ocorrer neutropenia (quantidade menor e anormal de neutrófilos no sangue)/agranulocitose, assim como casos de anemia, trombocitopenia (quantidade menor e anormal de plaquetas no sangue) e pancitopenia (quantidade menor e anormal de hemácias, leucócitos e plaquetas no sangue).
- Imunológicas: há casos de angioedema. Quando esta reação acontece no aparelho respiratório superior, pode haver obstrução fatal das vias aéreas.
- Renais: casos raros de insuficiência renal, dano renal, síndrome nefrótica, poliúria (eliminação excessiva de urina), oligúria (eliminação escassa de urina) e maior frequência urinária, porém sua relação com o uso da droga é incerta. Relata-se proteinúria (aumento de proteínas na urina).
- Outras reações as quais não foram possíveis determinar a relação com o tratamento e a frequência são:
- Gerais: fraqueza, aumento das mamas.
- Cardiovasculares: parada cardíaca, acidente/insuficiência cérebro vascular, distúrbios de ritmo, hipotensão ortostática, síncope.
- Dermatológicos: pênfigo bolhoso, eritema multiforme (incluindo síndrome de Stevens-Johnson), dermatite esfoliativa.
- Gastrintestinais: pancreatite, glossite, dispepsia.
- Hematológicos: anemia, incluindo as formas aplástica e hemolítica.
- Hepatobiliares: icterícia, hepatite, incluindo raros casos de necrose hepática e colestase.
- Metabólicos: hiponatremia sintomática.
- Músculo-esqueléticos: dor muscular, miastenia.
- Nervoso/Psiquiátricos: ataxia, confusão, depressão, nervosismo, sonolência.
- Respiratórios: broncoespasmo, pneumonite eosinofílica, rinite.
- Órgãos dos Sentidos: visão turva.
- Urogenitais: impotência.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Captomed?
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Captomed?
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Captomed?
A dose diária máxima é de 450 mg de captopril. Se você tomar este medicamento em uma quantidade maior do que a recomendada, você deve procurar imediatamente um médico. A correção da hipotensão (pressão arterial diminuída) deve ser a principal preocupação.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Apresentações
Comprimidos de 25 mg: embalagens contendo 30 ou 60 comprimidos.Comprimidos de 50 mg: embalagem contendo 20 comprimidos.
USO ORALUSO ADULTOComposição
- captopril............................. 25 mg
- Excipientes*q.s.p.: ............ 1 comprimido
*ácido esteárico, dióxido de silício, amido, celulose microcristalina, lactose e corante amarelo de tartrazina.
Cada comprimido de 50 mg contém:- captopril............................. 50 mg
- Excipientes*q.s.p.: ............ 1 comprimido
*ácido esteárico, dióxido de silício, amido, celulose microcristalina, lactose e corante amarelo crepúsculo laca.
Dizeres legais
Reg. MS 1.4381.0013 Farm. Resp.: Charles Ricardo Mafra CRF-MG 10.883
Fabricado por: CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. Av. Coronel Armando Rubens Storino, 2750 Pouso Alegre/MG CEP: 37558-608 CNPJ: 02.814.497/0002-98
Registrado por: CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. Rua Engenheiro Prudente, 121 - CEP: 01550-000 – São Paulo - SP CNPJ: 02.814.497/0001-07
Comercializado por: 1FARMA INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. Rua Engenheiro Prudente, 119 – CEP: 01550-000 São Paulo – SP – CNPJ: 48.113.906/0001-49
® Marca Registrada
Indústria Brasileira
SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) 0800 704 46 47 www.grupocimed.com.br
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
Tópicos da bula
- Para que o Captomed é indicado?
- Como devo usar o Captomed?
- Como o Captomed funciona?
- Quando não devo usar o Captomed?
- O que devo saber antes de usar o Captomed?
- Quais os males que o Captomed pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Captomed?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Captomed?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Captomed?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais