- Página Inicial
- Bulas de A a Z
- Letra E
- Endofolin
Bula Endofolin
Princípio Ativo: ácido fólico
Para que o Endofolin é indicado?
Como devo usar o Endofolin?
Via oral. Os comprimidos revestidos devem ser ingeridos inteiros e sem mastigar com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidos.
De acordo com a indicação, a dose de ácido fólico pode variar conforme descrito:
Ginecologia e obstetrícia: Na prevenção de malformações do tubo neural o tratamento deve ser iniciado antes da concepção; deve-se administrar 2 comprimidos de Endofolin® 2 mg ou 1 comprimido de Endofolin® 5 mg diariamente em mulheres que planejam engravidar, prolongando o uso da medicação até o período de 12 semanas de gestação. A posologia de ácido fólico pode ser alterada a critério médico, não devendo ultrapassar a dose máxima de 15 mg/dia de ácido fólico.
Nefrologia: Em pacientes com doença renal crônica submetidos à diálise deve-se administrar 1 comprimido de Endofolin® 5 mg ao dia, por 8 a 12 semanas. A posologia de ácido fólico pode ser alterada a critério médico, não devendo ultrapassar a dose máxima de 15 mg/dia de ácido fólico.
Reumatologia: Na prevenção da toxicidade provocada pelo metotrexato deve-se administrar 1 comprimido de Endofolin® 2 mg ao dia, ou 1 comprimido de Endofolin® 5 mg uma vez por semana durante o tratamento com metotrexato. A posologia de ácido fólico pode ser alterada a critério médico de acordo com a dose de metotrexato administrada, não devendo ultrapassar a dose máxima de 15 mg/dia de ácido fólico.
Clínica médica: Para o tratamento de hiperhomocisteinemia deve-se administrar 1 comprimido Endofolin® 5 mg ao dia, por 8 a 12 semanas. A posologia de ácido fólico pode ser alterada a critério médico, não devendo ultrapassar a dose máxima de 15 mg/dia de ácido fólico.
Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via, que não a oral, pode causar a perda do efeito esperado ou mesmo promover danos ao seu usuário.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Como o Endofolin funciona?
Quando não devo usar o Endofolin?
O que devo saber antes de usar o Endofolin?
Quais os males que o Endofolin pode me causar?
Geralmente o Endofolin® é bem tolerado. Ocasionalmente desencadeiam-se eritema (vermelhidão), prurido (coceira) e/ou urticária (erupção da pele temporária decorrente de alergia e que promove coceira), contudo, em poucos dias esses sintomas desaparecem com a suspensão do uso. Efeitos adversos comuns são:
- Gastrointestinais: alteração do paladar (gosto amargo na boca), perda de apetite, náuseas (enjoo), distensão abdominal (aumento do volume da barriga) e flatulência (presença de uma quantidade excessiva de gás no estômago ou no intestino);
- Neurológicos: confusão mental;
- Psiquiátricos: irritabilidade, perturbação no padrão do sono.
A frequência de ocorrência das reações adversas citadas não está disponível, sendo as reações relatadas apenas em casos isolados.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações adversas indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Endofolin?
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Endofolin?
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Endofolin?
Se ocorrer a ingestão acidental ou proposital de uma dose muito grande deste medicamento (doses superiores a 15 mg por dia), suspenda a medicação e procure um médico imediatamente.
Você pode sentir os seguintes sintomas:
- Distúrbios Gastrointestinais: náusea (enjoo), vômito, distensão abdominal (aumento do volume da barriga), flatulência (presença de uma quantidade excessiva de gás no estômago ou no intestino) e alteração de paladar (gosto amargo na boca).
- Distúrbios cutâneos: reações alérgicas.
- Distúrbios do Sistema Nervoso: alteração do padrão do sono, irritabilidade, excitabilidade, confusão mental, aumento da frequência de tonturas e comportamento psicótico (distúrbio mental que causa distorção ou desorganização da capacidade mental do indivíduo).
- Outros: O excesso de ácido fólico pode levar a diminuição da absorção de zinco pelo organismo. A deficiência de zinco pode levar a quadro de alteração do apetite, alteração na pele e cabelos, dentre outros.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Apresentações
Composição
Cada comprimido revestido contém:
- Adultos (*): 2 mg de ácido fólico.................................1.667%, 5 mg de ácido fólico.................................2.083%
- Gestantes (**): 2 mg de ácido fólico.................................1.127%, 5 mg de ácido fólico.................................1.408%
- Lactantes (***): 2 mg de ácido fólico.................................1.356%, 5 mg de ácido fólico.................................1.695%
Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, macrogol, corante verde appeal (amarelo de quinolina, laca de alumínio e azul de indigotina 132 laca de alumínio), dióxido de titânio, estearato de magnésio, talco, polissorbato 80, simeticona, copolímero de ácido metacrílico e metacrilato de etila, citrato de trietila e amidoglicolato de sódio.
- (*) Teor percentual do componente na posologia máxima relativo à Ingestão Diária Recomendada para adultos.
- (**) Teor percentual do componente na posologia máxima relativo à Ingestão Diária Recomendada para gestantes.
- (***) Teor percentual do componente na posologia máxima relativo à Ingestão Diária Recomendada para lactantes.
Dizeres legais
Quanto custa o Endofolin?
Tópicos da bula
- Para que o Endofolin é indicado?
- Como devo usar o Endofolin?
- Como o Endofolin funciona?
- Quando não devo usar o Endofolin?
- O que devo saber antes de usar o Endofolin?
- Quais os males que o Endofolin pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Endofolin?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Endofolin?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Endofolin?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?