Bula Trok
Princípio Ativo: cetoconazol + dipropionato de betametasona
Para que o Trok é indicado?
Como devo usar o Trok?
Uma fina camada deve ser aplicada sobre a área afetada, uma vez ao dia. Em alguns casos pode ser necessária a aplicação duas vezes ao dia. Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) não deve ser utilizado por períodos maiores que duas semanas. Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona). Não utilizar mais que 45 gramas por semana.
Instruções para uso:- Para sua segurança, esta bisnaga está hermeticamente lacrada. Esta embalagem não requer o uso de objetos cortantes.
- Retire a tampa da bisnaga.
- Com a parte pontiaguda superior da tampa perfure o lacre da bisnaga.
- Após o uso, mantenha a bisnaga bem fechada.
Como o Trok funciona?
Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) é um medicamento de uso tópico que possui poderosa atividade anti-inflamatória e antimicótica. Cada grama de Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) creme ou pomada contém 0,64 mg de dipropionato de betametasona, equivalente a 0,5 mg de betametasona, um corticosteróide sintético fluorado para uso dermatológico. Quimicamente, o dipropionato de betametasona é 9-fluor-11-beta, 17,21-trihidroxi-16, beta-metilpregna-1,4 -dieno-3,20-diona 17,21-dipropionato. O dipropionato de betametasona, potente corticosteróide tópico é eficaz no tratamento de dermatoses sensíveis a corticóides, principalmente devido a sua ação anti-inflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora. Está presente na fórmula na concentração de 0,05%, sua absorção sistêmica quando administrado topicamente é em torno de 12 a 14 % da dose e sua meia-vida de eliminação é de 5,6 horas. O cetoconazol, presente na formulação na concentração de 2%, é uma substância antimicótica sintética de amplo espectro que inibe in vitro o crescimento de dermatófitos (ex.Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton) e leveduras mais comuns (ex. Candida albicans) pela alteração da permeabilidade da membrana celular dos mesmos. O cetoconazol é pouco absorvido quando administrado topicamente, contudo sistemicamente, apresenta determinadas propriedades farmacológicas tais como: o cetoconazol é degradado pelas enzimas microssomais hepáticas em metabólitos inativos, que são excretados primariamente na bile ou nas fezes; sua meia-vida de eliminação é bifásica com uma meia-vida de 2 horas durante as primeiras 10 horas e com uma meia-vida de 8 horas depois disso e liga-se 99% às proteínas plasmáticas.
Quando não devo usar o Trok?
TROK (CETOCONAZOL + DIPROPIONATO DE BETAMETASONA) É CONTRAINDICADO PARA USO OFTÁLMICO. ESTÁ CONTRAINDICADO EM PACIENTES COM HISTÓRIA DE HIPERSENSIBILIDADE CONHECIDA A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DAS FORMULAÇÕES. TROK (CETOCONAZOL + DIPROPIONATO DE BETAMETASONA) NÃO DEVE SER ADMINISTRADO A PACIENTES COM INFECÇÃO DA PELE, TAIS COMO: VARICELA, HERPES SIMPLES OU ZOSTER, TUBERCULOSE CUTÂNEA OU SÍFILIS CUTÂNEA
O que devo saber antes de usar o Trok?
- NÃO DEVEM SER USADOS EM ÁREAS MUITO EXTENSAS DA PELE E POR PERÍODOS PROLONGADOS. O TRATAMENTO DEVE SER INTERROMPIDO EM CASO DE IRRITAÇÃO OU SENSIBILIZAÇÃO DECORRENTE DO USO DE TROK (CETOCONAZOL + DIPROPIONATO DE BETAMETASONA).
- QUALQUER REAÇÃO ADVERSA RELATADA COM O USO SISTÊMICO DE CORTICOSTERÓIDES, INCLUINDO SUPRESSÃO SUPRA-RENAL, TAMBÉM PODE OCORRER COM O USO TÓPICO DOS MESMOS, ESPECIALMENTE EM LACTENTES E CRIANÇAS. A ABSORÇÃO SISTÊMICA DOS CORTICOSTERÓIDES TÓPICOS ELEVA-SE QUANDO EXTENSAS ÁREAS SÃO TRATADAS OU QUANDO SE EMPREGA A TÉCNICA OCLUSIVA.
- RECOMENDA-SE PRECAUÇÃO NESSES CASOS OU QUANDO HÁ PREVISÃO DE TRATAMENTOS PROLONGADOS, PARTICULARMENTE EM LACTENTES E CRIANÇAS.
- EM CRIANÇAS MENORES DE 12 ANOS, DEVEM SER UTILIZADAS PEQUENAS QUANTIDADES DE TROK (CETOCONAZOL + DIPROPIONATO DE BETAMETASONA). NÃO UTILIZAR MAIS QUE 45 G POR SEMANA.
- TROK (CETOCONAZOL + DIPROPIONATO DE BETAMETASONA) NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MAIS DE DUAS SEMANAS.
- EVITAR A INGEÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS DURANTE O TRATAMENTO.
- TROK (CETOCONAZOL + DIPROPIONATO DE BETAMETASONA) NÃO DEVE SER UTILIZADO PRÓXIMO AOS OLHOS E NÃO DEVE ENTRAR EM CONTATO COM A CONJUNTIVA.
- TROK (CETOCONAZOL + DIPROPIONATO DE BETAMETASONA) NÃO DEVE SER APLICADO NO CANAL AUDITIVO EXTERNO SE A MEMBRANA DO TÍMPANO ESTIVER PERFURADA.
USO DURANTE A GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
A SEGURANÇA DA CORTICOTERAPIA TÓPICA EM GESTANTES AINDA NÃO FOI ESTABELECIDA, PORTANTO, TROK (CETOCONAZOL + DIPROPIONATO DE BETAMETASONA) NÃO DEVE SER ADMINISTRADO QUANDO HOUVER GRAVIDEZ SUSPEITA OU CONFIRMADA E/OU DURANTE A LACTAÇÃO, A NÃO SER QUE, A CRITÉRIO MÉDICO, OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO ESPERADOS PARA A MÃE SUPEREM OS RISCOS POTENCIAIS PARA A CRIANÇA. RECOMENDA-SE CAUTELA NA ADMINISTRAÇÃO A MÃES LACTANTES.
USO EM PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA E/OU RENAL
O USO EXCESSIVO E PROLONGADO DE CORTICOSTERÓIDES PODE SUPRIMIR A FUNÇÃO HIPÓFISE-SUPRA-RENAL, RESULTANDO EM INSUFICIÊNCIA SUPRA-RENAL SECUNDÁRIA.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
NÃO EXISTE UMA EVIDÊNCIA SUFICIENTE QUE CONFIRME A OCORRÊNCIA DE INTERAÇÕES CLINICAMENTE RELEVANTES, MAS PODEM OCORRER INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DE TROK (CETOCONAZOL + DIPROPIONATO DE BETAMETASONA) COM: MEDICAMENTOS HEPATOTÓXICOS, ANTICOAGULANTES, CICLOSPORINAS ANTAGONISTAS DO RECEPTOR H2 DA HISTAMINA, ISONIAZIDA, RIFAMPICINA, FENITOÍNA, TERFENADINA, INDINAVIR, SAQUINAVIR, RITONAVIR OU CISAPRIDA
Quais os males que o Trok pode me causar?
RARAMENTE FORAM RELATADAS ARDÊNCIA, PRURIDO, IRRITAÇÃO, RESSECAMENTO, FOLICULITE, HIPERTRICOSE, ERUPÇÕES ACNEIFORMES, HIPOPIGMENTAÇÃO, DERMATITE PERIORAL, DERMATITE DE CONTATO, MACERAÇÃO CUTÂNEA, INFECÇÃO SECUNDÁRIA, ATROFIA CUTÂNEA, ESTRIAS E MILIÁRIA.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Trok?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15° C e 30°C). Proteger da luz e umidade. Desde que observados os devidos cuidados de conservação, os prazos de validade de Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) creme e pomada são de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressas em suas embalagens externas.
NÃO USE MEDICAMENTOS COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Trok?
O uso prolongado de corticosteróides tópicos pode suprimir a função hipófise-supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária. Neste caso, está indicado tratamento sintomático adequado. Os sintomas de hipercorticismo agudo são reversíveis. Tratar o desequilíbrio eletrolítico, se necessário. Em caso de toxicidade crônica, recomenda-se a retirada gradativa de corticosteróides.
Apresentações
- Trok creme dermatológico. Embalagens contendo 1 bisnaga com 10 g e 30 g
- Trok pomada dermatológica. Embalagens contendo 1 bisnaga com 10 g e 30 g
Composição
Cada 1 g de TROK creme dermatológico contém:cetoconazol ............................................................................ 20 mgdipropionato de betametasona .......................................... 0,64 mg*Excipientes q.s.p. .........................................................................1 gExcipientes: ácido clorídrico, acetato de cetila, hidróxido de sódio sulfito de sódio, butilidroxitolueno, cera autoemulsionante, álcool de lanolina, óleo mineral, álcool de lanolina acetilado, propilenoglicol, fenoxietanol, butilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, metilparabeno e água deionizada.
Cada 1 g de TROK pomada dermatológica contém:cetoconazol ............................................................................ 20 mgdipropionato de betametasona ........................................... 0,64 mg*Excipientes q.s.p. ....................................................................... 1 gExcipientes: sulfito de sódio, butilidroxitolueno, fenoxietanol, butilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, metilparabeno, petrolato branco e macrogol.
* Cada 0,64 mg de dipropionato de betametasona corresponde a 0,5 mg de betametasona base.
Dizeres legais
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. N.º de lote, data de fabricação e prazo de validade: VIDE CARTUCHO.Para sua segurança mantenha esta embalagem até o uso total do medicamento.
MS - 1.0043.0819Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró - CRF-SP 19.258Fabricado por: EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A. Rod. Pres. Castelo Branco, km 35,6 – Itapevi - SPCENTRAL DE ATENDIMENTO 0800-704-3876DEFICIENTE AUDITIVO/FALA 0800-771-1903euroatende@eurofarma.com.brwww.eurofarma.com.brRegistrado por: EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A. Av. Ver. José Diniz, 3.465 - São Paulo - SP CNPJ 61.190.096/0001-92Indústria Brasileira
Trok® cetoconazol + dipropionato de betametasona
Quanto custa o Trok?
Tópicos da bula
- Para que o Trok é indicado?
- Como devo usar o Trok?
- Como o Trok funciona?
- Quando não devo usar o Trok?
- O que devo saber antes de usar o Trok?
- Quais os males que o Trok pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Trok?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Trok?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?