- Página Inicial
- Bulas de A a Z
- Letra F
- Fluimucil
Bula Fluimucil
Princípio Ativo: acetilcisteína
Para que o Fluimucil é indicado?
Este medicamento é indicado no tratamento das congestões nasais causadas por muco. Pode ser utilizado nos casos de rinite e após procedimentos cirúrgicos no nariz.
Como devo usar o Fluimucil?
Fluimucil® é um medicamento que não necessita de prescrição médica obrigatória. Leia as informações da bula antes de utilizá-lo e, se persistirem os sintomas ao fazer uso deste medicamento, suspenda o uso e procure orientação médica.
Como usar
- Antes de usar Fluimucil®, assoe o nariz suavemente;
- Abra o frasco e descarte a tampa a ser substituída;
- Rosqueie a válvula “pump” no frasco;
- Remova a tampa de proteção da válvula “pump” para administrar o medicamento;
- Na primeira vez em que usar Fluimucil® ou quando houver interrupção do uso por mais de uma semana, pressione a válvula 2 ou 3 vezes até notar uma névoa fina sendo liberada. Isto promove o preenchimento interno da válvula “pump” para maior precisão da dose;
- Tape uma narina com os dedos e posicione a extremidade da válvula “pump” próxima da outra narina, mantendo o frasco sempre em posição vertical. A válvula “pump” não deve ser introduzida no interior da narina para evitar contaminação;
- Pressione o frasco firme e rapidamente. Aplique o número de jatos conforme a dose recomendada. Respire através da boca e repita o procedimento na outra narina;
- Terminada a administração, limpe a válvula “pump” com papel absorvente. Não use água para limpá-la porque acelera a degradação do medicamento;
- Recoloque a tampa de proteção para guardar o medicamento.
Dosagem
- Adultos: 2 a 3 jatos (nebulizações) em cada narina de 3 a 4 vezes ao dia;
- Crianças acima de 2 anos: 1 a 2 jatos (nebulizações) em cada narina de 3 a 4 vezes ao dia.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Como o Fluimucil funciona?
Fluimucil® é um medicamento que age sobre as secreções (muco) das vias aéreas (nariz) deixando-as menos espessas, ajudando na limpeza. Também possui ação antioxidante nos processos inflamatórios nasais.
Quando não devo usar o Fluimucil?
Você não deve utilizar este medicamento se for alérgico a acetilcisteína e/ou a qualquer um dos componentes da formulação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista. Este medicamento é contraindicado para uso por crianças menores de 2 anos.
O que devo saber antes de usar o Fluimucil?
A presença de odor sulfúreo (enxofre) não indica alteração no medicamento, pois é característico do princípio ativo contido no mesmo.
Uso em idosos
Devem-se seguir as orientações gerais descritas para o medicamento, salvo em situações especiais.
Uso pediátrico
Devem-se seguir as orientações gerais descritas para o medicamento, salvo em situações especiais. Este medicamento é contraindicado para uso por crianças menores de 2 anos.
Pacientes portadores de asma brônquica
Devem ser rigorosamente controlados durante o tratamento; se ocorrer broncoespasmo, suspender o tratamento imediatamente e consultar seu médico.
Fluimucil® não interfere no estado de vigília e atenção do paciente, o que permite dirigir e operar máquinas normalmente enquanto estiver fazendo uso do medicamento.
Gravidez e lactação
Há escassez de dados clínicos sobre mulheres expostas à acetilcisteína durante a gravidez. Estudos com animais não sugerem nenhum efeito nocivo, direto ou indireto, sobre a gravidez, desenvolvimento embriônico-fetal, nascimento ou desenvolvimento pós-natal. Não há estudos que demonstrem a presença de acetilcisteína no leite materno, por isso não é aconselhável utilizar este medicamento durante a amamentação.
O produto só deve ser usado durante a gravidez e lactação depois da avaliação de risco benefício.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
Interações medicamentosas
Fluimucil® em geral, pode ser administrado junto com outros medicamentos vasoconstritores comumente utilizados. Houve aumento da absorção de medicamentos peptídicos como a calcitonina por via nasal, quando administrados concomitantemente com acetilcisteína também por via nasal em animais.
Interações com exames laboratoriais
A acetilcisteína pode interferir no método de ensaio colorimétrico de mensuração do salicilato e interferir também, no teste de cetona na urina.
Interações com alimentos
Por ser de uso nasal não há interferência entre Fluimucil® e alimentos.
Informe ao seu médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Quais os males que o Fluimucil pode me causar?
Qualquer medicamento pode apresentar efeitos inesperados ou indesejáveis, denominados efeitos adversos. Fluimucil® geralmente é bem tolerado. Até o momento, ainda não são conhecidas a intensidade e a frequência das reações adversas de Fluimucil® Nasal.
Informe ao seu médico imediatamente a ocorrência de qualquer sintoma pouco comum.
Informe ao seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Fluimucil?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 20 dias.
Fluimucil® é um líquido incolor, com um leve odor de menta com fundo sulfúreo (enxofre), que é característico da acetilcisteína.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Fluimucil?
Se você deixou de administrar uma dose, deverá fazê-la o quanto antes, e administrar a dose seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem dobrar a dose.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião dentista.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Fluimucil?
Não foram relatados casos de superdose até o momento.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Informe-se também com o SAC Zambon (0800 017 70 11 ou www.zambon.com.br) em casos de dúvidas.
Apresentações
Solução nasal. Frasco de 20 mL + válvula “pump” micronebulizadora. USO NASAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS
Composição
Cada 1 mL de solução nasal contém: acetilcisteína ...........................................................................................................................................................11,50 mg
Excipientes: ditiotreitol, cloreto de sódio, edetato dissódico, ácido clorídrico, hidróxido de sódio, cloreto de benzalcônio, fosfato de sódio, aroma de menta, álcool etílico, água purificada...................................................q.s.p. 1mL
Cada 20 jatos (nebulizações) equivalem a 1 mL.
Dizeres legais
Registro MS-1.0084.0075Farmacêutica Responsável: Juliana Paes de O. Rodrigues - CRF-SP 56.769Fabricado por: SANOFI MEDLEY Farmacêutica LtdaRua Conde Domingos Papaiz, 413 Jardim Natal – Suzano/SPCNPJ nº. 10.588.595/0010-92Indústria Brasileira
Registrado por: ZAMBON Laboratórios Farmacêuticos Ltda.Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Bloco E – 5º Andar Vila Olímpia – São Paulo – SP CEP: 04543-011CNPJ nº. 61.100.004/0001-36Indústria Brasileira Marca Registrada SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
Zambon LINE0800 0177011www.zambon.com.br
Esta bula foi aprovada pela Anvisa em 31/10/2019
BPFLUNASV7
Quanto custa o Fluimucil?
Tópicos da bula
- Para que o Fluimucil é indicado?
- Como devo usar o Fluimucil?
- Como o Fluimucil funciona?
- Quando não devo usar o Fluimucil?
- O que devo saber antes de usar o Fluimucil?
- Quais os males que o Fluimucil pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Fluimucil?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Fluimucil?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Fluimucil?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?