
Skip-care: entenda como funciona o skincare minimalista
Ana Paula Ferreira

Sabemos que seguir uma rotina de skincare completa é uma tarefa praticamente impossível para quem tem um dia a dia corrido, já que é necessário separar alguns minutos pela manhã e à noite para concluir todos os passos de cuidados com a pele. Contudo, pensando nisso, foi criado o skip-care.
De acordo com a médica dermatologista Julyanna do Valle, esta técnica veio para facilitar a vida de quem não tem tempo de seguir todas as etapas do skincare tradicional, mas ainda assim não abre mão de manter a derme saudável.
“O skip-care é um termo em inglês que sugere pular etapas da rotina de skincare sem abrir mão dos benefícios, utilizando produtos multifuncionais”, ela explica.
Como funciona o skip-care
Julyanna afirma que o primeiro passo para começar o skip-care é consultar um dermatologista para entender quais são as principais necessidades de sua pele.
“Alguns problemas mais comuns são as manchas, espinhas, rugas, oleosidade ou ressecamento da pele. A partir da avaliação, conseguimos indicar os melhores produtos para cada quadro”, aponta a dermatologista.
“As etapas básicas das quais não podemos abrir mão, contudo, são limpeza, hidratação e fotoproteção”, completa.
Após avaliar o paciente, o profissional poderá indicar produtos multifuncionais, que ajudarão a reduzir as etapas do skincare, sem prejudicar o resultado dos tratamentos.
“Já temos disponíveis no mercado filtros solares com ação hidratante, hidratantes com ação contra manchas, ou com secativo, entre outras opções. E são os produtos multifuncionais que ajudam a reduzir esses passos e tornar a rotina mais simples”, diz Julyanna.
Contudo, ela ressalta que é preciso ter cuidado com as indicações dos produtos.
“Existe risco em usar qualquer produto, por isso é importante passar por uma avaliação do que é mais indicado para cada tipo de pele”, pontua.
Rotina de cuidados minimalistas para cada tipo de pele
Sabemos que cada tipo de pele demanda cuidados especiais. Portanto, a profissional apontou quais etapas são importantes em cada caso.
Peles secas
Segundo Julyanna, é indicado usar sabonete para peles sensíveis e aplicar protetor solar com ação hidratante pela manhã.
“Os protetores em creme hidratam mais a pele”, explica.
Já de noite, o ideal é fazer uma limpeza e usar hidratante com ação calmante, junto com produtos antienvelhecimento com ação própria para pele sensível ou pele seca.
Peles com manchas de acne ou melasma
Nestes casos, a indicação é fazer a limpeza com sabonete específico para pele com manchas e usar protetor solar com ativos para melhorar as marcas.
Pela noite, a médica indica usar hidratantes com vitamina C ou ácido glicólico, que ajudam a rejuvenescer a pele e clarear as manchas.
Peles oleosas
Julyanna indica o uso de sabonete próprio para peles oleosas e filtro solar em gel, que costuma ter uma textura mais seca e possui componentes que ajudam a controlar a oleosidade ao longo do doa.
Já antes de dormir, basta limpar aplicar um hidratante próprio para a pele oleosa.
“O segredo de uma boa rotina é continuidade, então tem que fazer sempre. Fazer de vez em quando não traz tanto resultado, então o paciente precisa se cuidar todos os dias. A simplificação ajuda muito a deixar mais fácil a adaptação dentro da rotina à noite e de manhã. A frequência de uso dos produtos é fundamental”, ela finaliza.
Fonte: Julyanna do Valle, médica dermatologista, de Goiás.
Sua Rotina de Pele Começa Aqui
Mais sobre Skincare


Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Benefícios da corrida para o corpo e a mente

Falta de vitamina D: Conheça os 4 sinais que o corpo dá

Óleo de coco no cabelo: para que serve e como usar?
