Urinar muito à noite é normal? Especialista explica

Fernanda Lima

Muitas pessoas têm o hábito de fazer xixi à noite. As causas são inúmeras, como beber um chá antes de dormir ou esquecer de esvaziar a bexiga antes de deitar. No entanto, nem sempre as idas frequentes ao banheiro são comuns. Afinal, quando saber que urinar à noite pode representar algum problema de saúde? Veja o que diz um especialista.

Urinar muito à noite: quando o hábito deixa de ser normal?

De acordo com o Dr. Ruimário Coelho, urologista, é normal acordar à noite para esvaziar a bexiga, principalmente quem ingere muito líquido, principalmente se for bebida alcoólica, que aumenta a produção de urina.

No entanto, urinar muito à noite pode indicar algum problema de saúde. Mas até quantas vezes é considerado normal? “A gente não considera patológico acordar até uma vez para urinar. Mas quando ocorre uma mudança de hábito, é preciso investigar”, explcia.

Por exemplo, quem nunca acordou à noite para fazer xixi, mas passou a acordar uma, duas, três ou mais vezes caracteriza uma mudança muito grande do hábito. Ou então, quem vai apenas uma vez e passa a ir duas.

O que pode ser?

O médico explica que a condição pode não estar relacionada ao trato urinário. Pode ser um distúrbio do sono, por exemplo, quando a pessoa que não acordava passou a acordar. É comum, também, a sensação de vontade de urinar, mesmo sem estar com a bexiga muito cheia. “A pessoa pode acordar com muita vontade de urinar, mas urinar só um pouquinho”, explica. Por isso, é importante intestigar.

Outra causa comum é o uso de um medicamento diurético. Em homens acima de 50 anos, a causa é uma condição chamada hiperplasia prostático, isto é, quando o tamanho da próstata aumenta. Como consequência, pode provocar mais idas ao banheiro durante a a madrugada. Por isso, o ideal é que ao surgir qualquer sinal de alerta, procurar o médico e investigar a mudança do hábito.

Tratamento

Segundo o médico, o tratamento depende da causa.

Uma consequência que o médico alerta é a questão da queda em idosos, principalmente homens. “Muitas vezes eles acordam mais sonolentos, o que aumenta muito o risco de queda, uma questão bastante grave associada ao aumento de mortalidade desses homens. Ou seja, embora o sintoma de urinar muito à noite possa não parecer tão grave, é uma coisa que a gente precisa cuidar e tratar pra evitar complicações maiores”, aponta o médico.

Fonte: Dr. Ruimário Coelho, médico urologista, preceptor da residência em Urologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e diretor técnico do Uroville – Urologia Avançada.

Mais sobre Doenças e Sintomas