
Remédio caseiro para calvície: médico indica o que pode ou não ajudar no problema
Ana Paula Ferreira

Com o avanço da tecnologia e das pesquisas, ficou cada vez mais possível cuidar e tratar a perda dos cabelos. Contudo, mesmo com todas as novas possibilidades, existe uma questão que ainda gera dúvidas: afinal, existe remédio caseiro para calvície?
De acordo com o médico Lucas Fustinoni, o consumo de vitaminas presentes em alguns alimentos e do uso de certos óleos podem influenciar no problema capilar. Saiba como e por que!
Remédio caseiro para calvície
Em uma rápida busca na internet, é possível encontrar centenas de supostos remédios caseiros para calvície, com receitas que, provavelmente, não terão nenhum efeito.
Segundo o médico, quando se fala em como combater a alopecia – outro nome dado à calvície –, não é preciso ir muito longe: basta lembrar da antiga frase “você é o que você come”.
“Existem alimentos que oferecem benefícios quando usados diretamente nos cabelos ou no couro cabeludo, mas são os alimentos ingeridos na dieta que realmente fazem diferença”, ele afirma.
Além disso, alguns óleos também podem influenciar na saúde do couro cabeludo – seja de uma forma boa ou ruim.
A seguir, o médico lista algumas dicas de como evitar a queda dos fios.
Ingredientes bons e ruins para a calvície
Óleos vegetais e vitaminas para o cabelo
De acordo com Fustinoni, estes são os primeiros nomes da lista de “produtos milagrosos” para evitar a calvície. Ele ressalta, contudo, que isso não quer dizer que eles sejam capazes de curar ou resolver todos os problemas de queda capilar, uma vez que a indústria farmacêutica estuda há décadas uma solução para acabar com a calvície, mas até então não se chegou a cura definitiva para ela.
Quando se fala em óleos para cuidar dos cabelos, o óleo de coco é um dos primeiros nomes que logo vem à cabeça – e não à toa.
Segundo o médico, ele é uma ótima opção para hidratar o cabelo. Contudo, mesmo sendo uma substância natural e cheia de benefícios, não serve para todos os tipos de cabelo.
“Quando usado da forma errada, o óleo de coco pode causar o efeito inverso, ressecando os fios e piorando a oleosidade do couro cabeludo. Por exemplo, nos casos dos cabelos que não precisam de uma hidratação profunda, o óleo pode saturar os fios, impedindo a entrada da água por meio das cutículas capilares.”
Quanto às vitaminas, o profissional afirma que a “regra” é a mesma. Ele explica: apesar de ser uma boa aliada da saúde do cabelo, a vitamina A pode levar à queda dos fios caso seja usada em excesso.
Alimentação como remédio caseiro para calvície
Não é novidade que a ingestão de certos nutrientes pode oferecer brilho e saúde aos fios, além de evitar a queda de cabelo. Mas, em contrapartida, há também aqueles que prejudicam a saúde do couro cabeludo, levando a um aumento da perda dos fios.
A seguir, Fustinoni lista quais são os alimentos nocivos e os essenciais, que podem funcionar como um verdadeiro remédio caseiro para calvície:
- Frutose, parte do açúcar refinado ou sacarose
Encontrados normalmente nas frutas e em alimentos enriquecidos com xarope de frutose – como o de milho presente em pães, massas e doces, por exemplo –, eles são componentes extremamente nocivos para o couro cabeludo. Portanto, o ideal é evitar seu consumo para não prejudicar a saúde dos fios.
- Folato
Trata-se da forma natural do ácido fólico, também conhecida como Vitamina B9, que pode ser encontrada em feijões, brócolis, frutas cítricas, vegetais de folhas verdes e aves.
Segundo os resultados de alguns estudos, foi comprovado que existem uma relação entre a falta dessa propriedade no organismo e o envelhecimento prematuro dos cabelos.
- Zinco
Nutriente fundamental para a saúde humana, sua falta pode levar a uma série de problemas, incluindo a perda dos cabelos.
“Esse mineral reduz a inflamação, acelera a cicatrização de feridas, ajuda na redução da queda capilar e no desenvolvimento dos fios”, explica o profissional.
É possível encontrar o zinco em alimentos de origem animal, grão de bico, lentilha, feijão preto, nozes, leite, iogurte, queijo, aveia, quinoa, arroz integral, entre outros.
- Ômega-3 e ômega-6
De acordo com estudos, os dois tipos de gordura contribuem para o crescimento de fios mais fortes, impedindo a queda.
Eles podem ser encontrados em peixes, azeite de oliva, óleos de soja e de milho, maionese, nozes, amêndoas, amendoim, entre outros.
Fonte: Lucas Fustinoni, médico, especialista em estética, cabelos e barba.
Mais sobre Medicamentos


Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cardiopatia congênita: o que é, tipos, sintomas e diagnóstico
