Por que os sintomas de gripe pioram ao dormir? Especialista explica

Tayna Farias

Por que os sintomas de gripe pioram ao dormir? Especialista explica

Quando se está com gripe, dormir de noite não é tarefa fácil. A sensação é que os sintomas do resfriado aumentam muito, como o nariz congestionado, dificuldade de respiração, dor de garganta e até de cabeça. De acordo com a médica Brunna Santana, isso não é apenas uma impressão: realmente acontece. Continue lendo e saiba como os sintomas da gripe pioram de noite e como amenizá-los. 

Por que os sintomas de gripe pioram à noite?

Segundo a médica, os sintomas de gripe e resfriado, principalmente a tosse, acabam piorando a noite, em especial na hora de dormir, por dois motivos. Primeiramente, ao deitarmos, nosso corpo aumenta a circulação sanguínea na região da face. Assim, devido à posição em que ficamos, isso provoca o edema, ou seja, inchaço das vias aéreas superiores, prejudicando a respiração e levando, consequentemente, à piora da tosse.

Já o segundo motivo é o gotejamento pós-nasal, que ocorre quando há acúmulo da secreção nasal. Portanto, esse fluxo escorre para garganta e pode chegar até as vias aéreas inferiores. Dessa forma, esse processo provoca uma tosse bastante incômoda e que contém secreção. Por isso, tendemos a sentir a piora dos sintomas no período da noite, ao dormir. 

Como dormir melhor mesmo com gripe

Para evitar ou amenizar os sintomas, a Dra. Brunna recomenda a lavagem nasal. “É muito importante fazê-la, principalmente, quando se tem secreção em vias aéreas superiores, pois essa secreção pode chegar às vias aéreas inferiores, provocando pneumonia, ou migrar para os condutores auditivos, causando otite e até sinusite”, afirma. 

Dessa forma, a lavagem nasal pode ser feita com soro fisiológico ou solução salina aplicada em uma das narinas com a ajuda de uma seringa específica para esse fim. Assim, basta injetar a solução até que o líquido saia pela outra narina, repetindo o processo algumas vezes.

A solução aplicada ajuda a diminuir o muco acumulado no nariz e melhora significativamente a respiração.

Além da dica da Dra. Brunna, outros métodos caseiros ajudam a diminuir o desconforto da congestão nasal, são eles:

  • Compressas quentes no nariz: basta molhar pano ou toalha com água morna e colocar sobre o nariz por 15 minutos. O método é recomendado por até 3 vezes no dia;
  • Consuma bebidas quentes: dessa forma, o vapor das bebidas vai ajudar a aliviar a congestão das vias aéreas;
  • Banho quente: já entrou no chuveiro e percebeu alívio da congestão? O hábito realmente ajuda a desentupir o nariz, já que, como as bebidas quentes, emite vapor e desobstrui as vias aéreas.

Por fim, lembre-se de manter o ar-condicionado em temperaturas ambientes ou pelo menos não tão frias e manter a limpeza frequente do filtro do ar para evitar a congestão nasal, recomenda a Dra. Brunna. Para auxiliar na recuperação do quadro de gripe, beba muita água para fluidificar secreções. 

Fonte: Dra. Brunna Santana, médica pediatra do Grupo Prontobaby.

Mais sobre Doenças e Sintomas

Copyright © 2024

Todos os direitos reservados.